API de certificado digital na nuvem: como funciona e quais as vantagens

API de certificado digital na nuvem: como funciona e quais as vantagens

8 de setembro de 2022

certificado digital é um como um CPF ou CNPJ para ser utilizado no ambiente virtual. Ele pode ser armazenado em um smart card,  um token (semelhante a um pendrive) ou na nuvem.  

Esta última opção proporciona mais agilidade ao realizar assinaturas digitais ou outras autenticações em sistemas. Mas como integrar essa funcionalidade aos seus softwares? 

Neste post, vamos ver como funciona e quais as vantagens da API de certificado digital na nuvem. Confira! 

O que é um certificado digital em nuvem 

O certificado digital é uma tecnologia que permite identificar pessoas físicas e jurídicas de forma inequívoca, sem a necessidade de um reconhecimento presencial. 

Ele é emitido por Autoridades Certificadoras vinculadas à ICP-Brasil, entidade que verifica todos os dados do portador e também assegura o alto nível de segurança da solução, garantida por criptografia complexa. 

Além disso, também há a opção de certificado digital corporativo, emitido por Autoridades Certificadoras Corporativas. Ele é tão seguro quanto os certificados digitais ICP-Brasil, e é recomendado para empresas que desejam ter mais segurança nos processos internos.

Quando começou a ser utilizado no Brasil, em 2001, o certificado digital era armazenado em dispositivos como smart cards e tokens. No entanto, com a massificação da computação em nuvem, este ambiente passou a ser uma terceira opção. Aí surgem os certificados digitais na nuvem

Os certificados digitais armazenados em smartcards e tokens, embora funcionais e seguros, sempre geraram dificuldades para os usuários:

  • Problemas de instalação
  • Negação de acesso 
  • Falta de compatibilidade entre sistemas 
  • Perda dos dispositivos
  • Roubo dos dispositivos

Essas dificuldades levavam os usuários a acionar constantemente o suporte técnico. Além de tomar tempo, isso afetava de forma negativa a percepção de valor do certificado digital. 

Ao mesmo tempo que havia esses problemas, a migração dos sistemas para a nuvem vinha se consolidando. E essa foi a condição perfeita para levar os certificados para a nuvem também.

Sem depender de suportes físicos, o certificado digital na nuvem proporciona uma experiência muito melhor aos usuários. Ele é como qualquer outro certificado, o que muda é sua usabilidade. 

Na nuvem o usuário não precisa ter drivers específicos e pode acessar documentos de qualquer dispositivo, desde que tenha internet. Assim, o uso se torna muito mais prático e ágil.