O que é Metrologia Legal?
Como realizar a aprovação de modelo?
Avaliação de Software
Metrologia é a ciência que estuda a medição, tendo como uma de suas finalidades garantir a qualidade de produtos e serviços, através do controle de equipamentos de medição utilizados pela indústria e que estão presentes em diversas ações do cotidiano, tais como:
⦁ Abastecimento de carros, com a referência do volume (L);
⦁ Compra de alimentos por peso (Kg);
⦁ Consumo de eletricidade em Watts (W);
⦁ Consumo de água (L/m³).
Por estar diretamente ligado às relações de consumo, e antes mesmo de serem comercializados, os instrumentos ou sistemas de medição devem passar por um conjunto de procedimentos de avaliação da conformidade, definidos em regulamentos metrológicos específicos, e que buscam garantir o atendimento dos requisitos técnicos aplicáveis.
Mesmo após aprovado, existe a necessidade de avaliações periódicas destes instrumentos, com o objetivo de assegurar que os requisitos técnicos continuam os mesmos da regulamentação em vigor. Todo este conjunto de atividades é estabelecido pelo INMETRO como Controle Metrológico Legal.
Pode solicitar uma aprovação de modelo toda pessoa jurídica localizada no Brasil que desenvolva atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de instrumentos de medição.
Todos os procedimentos e critérios gerais para o processo de Avaliação de Modelo estão estabelecidos na Portaria Inmetro nº 200/2021, enquanto a norma NIE-DIMEL-013 apresenta os detalhes sobre cada etapa da Aprovação de Modelo.
O avanço da tecnologia tem levado mudanças significativas para diversos setores da sociedade, causando impactos importantes na economia e nos negócios. A metrologia tem sentido de perto os reflexos dessa rápida evolução com o desenvolvimento de Instrumentos de Medição cada vez mais completos e sofisticados.
Além de trazer benefícios, às complexas tecnologias usadas nos instrumentos também elevam o risco de ataques cibernéticos de vários tipos. Preocupado com isso, a Diretoria de Metrologia Legal do INMETRO estabelece requisitos técnicos de segurança de software e hardware, para que tais instrumentos de medição sejam verificados.
Os requisitos solicitados nos ensaios de software são divididos em 3 grupos:
⦁ Avaliação documental: Consiste em analisar a documentação textual fornecida pelo requerente que comprova o atendimento aos requisitos técnicos de segurança;
⦁ Análise de código fonte: Busca avaliar a segurança da implementação das soluções descritas na documentação;
⦁ Ensaio Funcional: Consiste num coletivo de testes para verificar o atendimento aos requisitos técnicos de segurança de software e hardware quando diversas entradas são aplicadas no instrumento;
Baseado nisso, a MODERACON oferece um serviço personalizado de consultoria para os requisitos da avaliação de software. Nosso objetivo é deixar o seu produto e documentação adequados aos novos requisitos definidos pelo INMETRO.
Nossa equipe técnica possui grande experiência neste quesito, participando ativamente na viabilização de dezenas de projetos do segmento metrológico. Vamos conversar?